Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

"Defended With All Possible Means" – Rocco Buttiglione Clarifies Remarks on Protecting the Unborn Child

Franz Joseph Haydn - The Creation "The First Day"

“Se queres cultivar a paz guarda a criação” será o tema do Dia Mundial da Paz de 1 de Janeiro de 2010

A próxima mensagem para o Dia Mundial da Paz que se celebrará a 1 de Janeiro de 2010 será dedicado ao tema “se queres cultivar a paz, guarda a criação”. O tema deseja solicitar uma tomada de consciência do laço estreito que existe no nosso mundo globalizado e interligado entre salvaguarda da criação e o cultivo do bem da paz. Este estreito e íntimo laço é de facto cada vez mais posto em causa pelos numerosos problemas que dizem respeito ao ambiente natural do homem, como o uso dos recursos, as mudanças climáticas, a aplicação e o uso das biotecnologias, o crescimento demográfico. Se a família humana não souber enfrentar estes novos desafios com um renovado sentido da justiça e equidade social e da solidariedade internacional, corre-se o risco de semear violência entre os povos, e entre as gerações presentes e futuras.

Seguindo as preciosas indicações contidas nos números 48-51 da Carta Encíclica Caritas in veritate a mensagem Papa sublinhará que a urgência da tutela ambiental deve constituir um desafio para a humanidade inteira; trata-se do dever comum e universal, de respeitar um bem colectivo, destinado a todos, impedindo que se possa fazer uso impunemente das varias categorias de seres a seu comprazimento.

É uma responsabilidade que deve amadurecer com base na globalidade, visto que todos os seres dependem uns dos outros na ordem universal estabelecida pelo Criador.

Se se deseja cultivar o bem da paz, deve-se favorecer de facto uma consciência renovada da interdependência que liga entre si todos os habitantes da terra.

Tal consciência concorrerá para eliminar varias causas dos desastres ecológicos e garantirá uma tempestiva capacidade de resposta quando tais desastres afectam povos e territórios.A questão ecológica não deve ser enfrentada apenas pelas perspectivas desoladoras que a degradação ambiental perfila; mas deve traduzir-se sobretudo numa forte motivação para cultivar a paz.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Cavaco Silva homenageia D. Domingos Lam

Bispo de Macau, falecido esta Segunda-feira, é lembrado como um grande amigo de Portugal

D. Domingos Lam, o primeiro Bispo chinês de Macau, morreu esta Segunda-feira, aos 81 anos, vítima de doença prolongada. O funeral realiza-se Sexta-feira, em Macau.

Em reacção a esta notícia, Aníbal Cavaco Silva enviou uma mensagem a D. José Lai, actual Bispo da Diocese, onde recorda o falecido prelado como um "grande amigo de Portugal" que "serviu, por largos anos e de forma irrepreensível, toda a Comunidade de Macau".

"Ao tomar conhecimento do falecimento de D. Domingos Lam, Bispo emérito de Macau, quero apresentar a Vossa Excelência Reverendíssima, em nome do Povo português e no meu próprio, as mais sinceras condolências, pedindo-lhe, igualmente, que transmita à família enlutada os nossos muito sentidos votos de profundo pesar", refere a missiva.

Segundo o Presidente da República, Macau "perde uma figura incontornável da sua História e do nosso tempo".

D. Lam (1928-2009) sucedeu a D. Arquimínio Rodrigues da Costa, em 1988, e resignou em 2003.

Internacional Agência Ecclesia 2009-07-29 10:55:33 1269 Caracteres Igrejas Lusófonas

(Fonte: site Agência Ecclesia)

CARDEAL CIPRIANI: IMEDIATISMO, O MAIOR INIMIGO DO DESENVOLVIMENTO

Na Santa Missa e “Te Deum” pelo 188º Aniversário da Independência nacional do Peru

“A globalização pode nos fazer mais próximos, mas não por isso nos faz mais irmãos”, afirmou o Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne na Santa Missa e “Te Deum” pelo 188º aniversário pátrio.

A Arquidiocese de Lima assegurou nesta terça-feira que “o desafio de fraternidade é o que dará alma a este grande país. Não somente a partilha de material, mas essa dimensão mais profunda de amor ao próximo, de amor àquele pequeno, àquele ancião que não é um factor de produção, mas um ser humano”.

Durante sua homilia, o Arcebispo de Lima e primaz do Peru, recordou a importância de promover uma perspectiva de vida eterna, propondo uma caridade universal que exigem os tempos actuais. “Nesta urgência está em jogo um ideal maravilhoso, a necessidade de alcançar uma autêntica fraternidade”.


“Não haverá reconciliação em corações cheios de ódio e de mentira”


“Como é perigoso que a memória de um país possa ficar envenenada pelo ódio, pela vingança, pela desilusão, pelas falsas esperanças, por mentiras arraigadas! É necessária uma renovação e uma purificação de nossa memória. A capacidade de futuro do homem e da sociedade dependem das raízes que têm, de como conseguiram acolher em si mesmo o passado e, a partir deste, elaborar critérios de acção e de juízo. Não haverá reconciliação nos corações cheios de ódio e de mentira. Há que se ter a grandeza e a coragem de não deixar-se aprisionar por propostas ideológicas - politicamente correctas, que se espalham neste mundo relativista sem princípios éticos firmes”, assinalou.

O Arcebispo de Lima animou os peruanos a “serem agradecidos aos que ofereceram generosamente suas vidas para devolver-nos a liberdade (do terrorismo)”.

O Cardeal Cipriani recordou que no país deve-se procurar um clima de “confiança social” baseada na ordem e na disciplina, porque para procurar uma “pátria grande e justa” é fundamental a confiança na sociedade.

“Os cidadãos podem e devem expressar livremente suas ideias dentro da lei; desta maneira, as normais discrepâncias geram um tecido vigoroso de vida social, e as forças democráticas facilmente superam qualquer dificuldade, por maior que seja”, exortou.


Agentes políticos e económicas responsáveis


“Se na economia de mercado não se incorpora de maneira séria e normalizada a dimensão ética, não há tal economia e o que resta é um abuso do mais forte sobre o mais fraco. A economia é de índole social, por isso tem a grande oportunidade de recobrar seu rosto profundamente humano”.
Finalmente, o Pastor de Lima recordou que para conseguir esta meta é necessário mobilizar-se com o coração, com vontade, optimismo, firmeza e amor à pátria, a fim de promover uma mudança nos processos económicos e sociais actuais, para alcançar as metas plenamente humanas.

Na cerimónia estavam presentes o Presidente da República, Alan García Pérez, acompanhado pela esposa; o presidente do Congresso, Luis Alva Castro; o presidente do Poder Judiciário, Javier Villa Stein; todos os integrantes do gabinete ministerial; assim como o corpo diplomático e representantes de organismos internacionais acreditados no Peru.


(Fonte: ‘Zenit’ com ligeiríssimas adaptações de JPR)

«pecado das origens»

Por vezes o homem moderno convence-se, erroneamente, de que é o único autor de si mesmo, da sua vida e da sociedade. Trata-se de uma presunção, resultante do encerramento egoísta em si mesmo, que provém — se queremos exprimi-lo em termos de fé — do pecado das origens. Na sua sabedoria, a Igreja sempre propôs que se tivesse em conta o pecado original mesmo na interpretação dos fenómenos sociais e na construção da sociedade. « Ignorar que o homem tem uma natureza ferida, inclinada para o mal, dá lugar a graves erros no domínio da educação, da política, da acção social e dos costumes »[85].

[85] Catecismo da Igreja Católica, 407; cf. João Paulo II, Carta enc. Centesimus annus (1 de Maio de 1991), 25: AAS 83 (1991), 822-824


Caritas in veritate [III - 34] – Bento XVI

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1974

Num encontro na Universidade de Piura, obra do Opus Deis. «Todos ao que reúnam condições de capacidade devem ter acesso aos estudos do ensino superior, independentemente da sua origem social, capacidade económica, raça ou credo.

«Enquanto existirem barreiras deste tipo, a democratização do ensino será apenas uma frase vazia. Numa palavra, a Universidade deve estar acessível a todos, e por outro lado, deve os seus estudantes de forma a que o seu trabalho profissional futuro esteja ao serviço de todos.», havia escrito S. Josemaría em 1967.

(Fonte: http://www.es.josemariaescriva.info/articulo/29-7 com tradução do espanhol de JPR)

Discurso do Cardeal, Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, ao Senado italiano debruçando-se sobre a última Encíclica de Bento XVI

29-VII-2009 edição em italiano

Santa Marta, irmã de Maria e Lázaro, amiga do Senhor




Marta, personagem bíblica do Novo Testamento, residia em Betânia (nas proximidades de Jerusalém) e era irmã de Maria e de Lázaro (Jo 11-12; Lc 10,38-42). Jesus era seu amigo e de seus irmãos e frequentava a sua casa (Jo 11,3; 12,3). Primogénita e dona de casa, Marta representa a vida activa, ao passo que a irmã Maria simboliza a contemplativa. Em várias lendas cristãs, Marta, juntamente com Maria e Lázaro, aparecem como missionários no sul da França.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Beethoven - Piano Concerto no.5 por Claudio Arrau 5

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Francisco de Sales (1567-1622), Bispo de Genebra e Doutor da Igreja
Introdução à vida devota, III, 19

«Jesus era muito amigo de Marta, da sua irmã e de Lázaro» (Jo 11, 5)

Amai toda a gente com grande amor de caridade, mas reservai a vossa amizade profunda para os que podem partilhar convosco as coisas boas. [...] Se partilham no domínio dos conhecimentos, a vossa amizade é certamente louvável; mais ainda se comungam da prudência, da discrição, da força e da justiça. Mas, se a vossa relação é fundada na caridade, na devoção e na perfeição cristã, ó Deus, a vossa amizade é preciosa! É admirável porque vem de Deus, admirável porque tende para Deus, admirável porque o seu laço, é Deus, porque é eterna em Deus. Como é bom amar na terra como se ama no céu, aprendei a amar neste mundo como o faremos para sempre no outro!

Não falo aqui do amor simples da caridade, porque esse deve ser levado a todos os homens; falo da amizade espiritual, pela qual dois, três ou vários comungam na vida espiritual e têm um só coração e uma só alma (cf. Act 4, 32). É verdadeiramente justo que tais almas cantem felizes: «Vede como é bom e agradável que os irmãos vivam unidos!» (Sl 132, 1). [...] Parece-me que todas as outras amizades não são mais do que a sombra desta. [...] É fundamental que os cristãos que vivem no mundo se ajudem uns aos outros através de santas amizades; por este meio incentivam-se, apoiam-se, conduzem-se mutuamente para o bem. [...] Ninguém pode negar que Nosso Senhor amou com uma amizade mais doce e muito especial São João, Lázaro, Marta e Madalena, pois o Evangelho o testemunha.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 29 de Julho de 2009

São João 11,19-27

e muitos judeus tinham ido visitar Marta e Maria para lhes darem os pêsames pelo seu irmão. Logo que Marta ouviu dizer que Jesus estava a chegar, saiu a recebê-lo, enquanto Maria ficou sentada em casa. Marta disse, então, a Jesus:
«Senhor, se Tu cá estivesses, o meu irmão não teria morrido. Mas, ainda agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Ele to concederá.»
Disse-lhe Jesus:
«Teu irmão ressuscitará.»
Marta respondeu-lhe:
«Eu sei que ele há-de ressuscitar na ressurreição do último dia.»
Disse-lhe Jesus:
«Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre. Crês nisto?»
Ela respondeu-lhe:
«Sim, ó Senhor; eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo.»