Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 28 de junho de 2009

Bento – XVI – “O homem interior deve reforçar-se”


Esta tarde na Basílica de São Paulo fora de muros Bento XVI presidiu a celebração das Primeiras Vésperas da Solenidade de São Pedro e São Paulo para o encerramento do Ano Paulino. Presente na liturgia uma delegação do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla.No inicio da homilia o Santo Padre revelou que foi efectuado um reconhecimento, o primeiro na historia, do tumulo de Paulo que se encontra sob a Basílica do mesmo nome, aqui em Roma, e que foram encontrados fragmentos de ossos humanos que remontam ao primeiro – segundo século, além de grãos de incenso vermelhos e tecidos de linho. Isto – afirmou o Papa – parece confirmar a unânime e incontestada tradição que se trata dos restos mortais do apóstolo Paulo.

Bento XVI comentando uma passagem da Segunda Carta aos Coríntios,” ainda que em nós se destrua o homem exterior, o interior renova-se diariamente” (4, 16) salientou que o homem interior se deve reforçar. É um imperativo muito apropriado para o nosso tempo em que os homens muitas vezes permanecem interiormente vazios e portanto devem agarrar-se a promessas e narcóticos que depois têm como consequência um ulterior crescimento do sentido de vazio no seu intimo. O vazio interior – a fraqueza do homem interior – é um dos grandes problemas do nosso tempo – acrescentou o Santo Padre. Deve ser reforçada a interioridade - a percepção do coração; a capacidade de ver e compreender o mundo e o homem partindo de dentro, com o coração. Nós precisamos de uma razão iluminada pelo coração, para aprender a agir segundo a verdade na caridade. Isto, contudo - salientou – não se realiza sem uma relação intima com Deus, sem a vida de oração. Precisamos do encontro com Deus, que nos é dado nos Sacramentos. E não podemos falar a Deus na oração, se não deixamos que seja ele mesmo a falar primeiro, se não o escutamos na palavra que nos deu. A este propósito – recordou depois o Papa, Paulo diz-nos: “para que Cristo habite pela fé nos vossos corações, de sorte que, arraigados e fundados na caridade, possais compreender com todos os santos, qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo e conhecer a sua caridade que excede toda a ciência”. (Ef 3, 17 ss).

O amor vê mais longe do que a simples razão, é aquilo que Paulo nos diz com estas palavras. E diz-nos uma vez mais que somente na comunhão com todos os santos, isto é na grande comunidade de todos os crentes – e não contra ou sem ela – podemos conhecer a vastidão do mistério de Cristo.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Angelus – “No Ano Sacerdotal serve renovação do clero e uma sua presença mais incisiva no mundo de hoje”


No encontro dominical com os milhares de fiéis congregados na Praça de São Pedro para a recitação do Angelus do meio dia Bento XVI anunciou que com a celebração das primeiras Vésperas dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo que presidirá esta tarde na Basílica de São Paulo Fora de Muros, se encerra o Ano Paulino, convocado no bimilenario do nascimento do Apóstolos dos gentios.

“Foi um verdadeiro tempo de graça no qual, mediante as peregrinações, as catequeses, numerosas publicações e varias iniciativas, a figura de São Paulo foi reproposta na Igreja inteira e a sua vibrante mensagem reavivou por todo o lado nas comunidades cristãs, a paixão por Cristo e pelo Evangelho. Portanto, demos graças a Deus pelo Ano Paulino e por todos os dons espirituais que ele nos trouxe.”

O Santo Padre recordou ainda que a divina Providencia dispôs que precisamente há poucos dias, a 19 de Junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, foi inaugurado um outro ano especial, o Ano Sacerdotal, por ocasião dos 150 anos da morte – dies natalis - de João Maria Vianney o Santo Cura d’Ars.

Um ulterior impulso espiritual e pastoral que, - tenho a certeza - não deixará de trazer tantos benefícios para o povo cristão e especialmente para o clero.

Bento XVI salientou depois a finalidade deste Ano Sacerdotal:

“tem como objectivo promover o empenho de renovação interior de todos os padres, para um seu testemunho evangélico mais forte e incisivo, no mundo de hoje. O apóstolo Paulo constitui a propósito, um modelo esplêndido para imitar , não tanto no aspecto concreto da vida – a sua de facto foi verdadeiramente extraordinária – mas no amor por Cristo, no zelo pelo anuncio do Evangelho, na dedicação ás comunidades, na elaboração de sínteses eficazes de teologia pastoral. São Paulo é exemplo de sacerdote totalmente identificado com o seu ministério - como será também o Santo Cura d’Ars – consciente de trazer um tesouro inestimável, isto é a mensagem da salvação, mas de trazê-lo num vaso de barro; portanto ele é forte e humilde, ao mesmo tempo, intimamente persuadido que tudo é mérito de Deus, tudo é sua graça…..o presbítero – salientou o Papa – deve ser inteiramente de Cristo e inteiramente da Igreja, á qual á chamado a dedicar-se com amor indivisível , como um esposo fiei em relação á sua esposa.

Queridos amigos – disse Bento XVI a concluir – com a dos santos Apóstolos Pedro e Paulo, invoquemos agora a intercessão da Virgem Maria, para que obtenha do Senhor bênçãos abundantes para os sacerdotes durante este Ano Sacerdotal há pouco iniciado.

“Nossa Senhora, que São João Maria Vianey tanto amou e fez amar pelos seus paroquianos, ajude cada sacerdote a reavivar o dom de Deus que se encontra nele em virtude da sua ordenação, de maneira que cresça na santidade e esteja pronto para testemunhar, se necessário até ao martírio, a beleza da sua total e definitiva consagração a Cristo e á Igreja


(Fonte: site Radio Vaticana)

Keith Jarrett toca Variações de Goldberg

Museus do Vaticano inauguram exposição sobre São Paulo

Nos Museus do Vaticano foi inaugurada a exposição «São Paulo no Vaticano». Os visitantes poderão encontrar, até ao dia 27 de Setembro, obras nunca antes expostas.

Do espólio fazem parte 130 obras, 40 volumes raros e 25 achados arqueológicos nunca antes expostos, como um sarcófago em terracota do mártir Timóteo recuperado no túmulo de São Paulo juntamente com um tesouro de 160 moedas.

A exposição integra cinco sarcófagos cristãos provenientes do túmulo de São Paulo expostos agora pela primeira vez, três dos quais foram recentemente recuperados.

A inauguração contou com a presença de D. Gianfranco Ravasi, Presidente do Conselho Pontifício da Cultura. Na cerimónia foram lidas algumas cartas de São Paulo, pela actriz Giuliana Lojodice, a par de execuções musicais.

No convite para a exposição é reproduzida a mais antiga representação do martírio de São Paulo, que aparece num sarcófago de meados do quarto século. Está previsto para o encerramento da exposição, a exibição do documentário de Luciano Emme, «No caminho para Damasco».


(Fonte: Radio Vaticana)

Sacerdotes do Opus Dei


Vídeo em espanhol

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1937

“Jesus fala e dos seus lábios sai a parábola da vide e dos sarmentos: o sarmento separado da vide seca, e será deitado ao fogo; e o que está unido à vide sofrerá a poda, “ut fructum plus afferas” - para que dês mais fruto”, diz hoje, comentando uma passagem do Evangelho. No dia seguinte acrescenta: “Porque me lamento também de tudo o que me rodeia e me sucede, das pessoas que estão comigo, dos seus modos, das suas fraquezas, das minhas…? Não sucede assim para meu bem?”.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/showevent.php?id=1854 )

O Papa à Delegação do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla - “Fomos chamados a uma só esperança”


Vídeo em espanhol

Foi com palavras de grande cordialidade e plena comunhão em Cristo que Bento XVI saudou, neste sábado, no Vaticano, a delegação do Patriarcado ecuménico de Constantinopla, enviada pelo Patriarca Bartolomeu I por ocasião da solenidade de São Pedro e São Paulo.

“Juntos, daremos graças ao Senhor por todos os frutos e benefícios que nos trouxe a celebração dos dois mil anos do nascimento de São Paulo. Celebraremos na concórdia a festa dos santos Pedro e Paulo, os protothroni dos apóstolos, como os invoca a tradição litúrgica ortodoxa, isto é, aqueles que ocupam o primeiro lugar entre os apóstolos e são chamados mestres do ecumene”.

“Com a vossa presença, sinal de fraternidade eclesial, vós nos lembrais o compromisso comum na busca da plena comunhão” – observou o Papa.

“A Igreja católica entende contribuir de todos os modos possíveis para o restabelecimento da plena unidade, correspondendo à vontade de Cristo para os seus discípulos e mantendo na memória o ensinamento de Paulo, que nos recorda que fomos chamados a uma só esperança”.

Bento XVI declarou-se confiante no bom prosseguimento, no próximo mês de Outubro, dos trabalhos da Comissão mista internacional para o diálogo teológico entre ortodoxos e católicos, que enfrentará desta vez “um tema crucial para as relações entre o Oriente e o Ocidente, a saber, o papel do bispo de Roma na comunhão da Igreja ao longo do primeiro milénio”. Um estudo “indispensável para aprofundar de modo global esta questão no actual quadro da busca da plena comunhão”.

“Que os participantes no diálogo católico-ortodoxo saibam que as minhas orações os acompanham e que este diálogo conta com todo o apoio da Igreja católica. De todo o coração desejo que se superem, com amor fraterno, as incompreensões e tensões ocorridas entre os delegados ortodoxos aquando das últimas sessões plenárias desta Comissão, de tal modo que este diálogo seja mais amplamente representativo da ortodoxia”.


(Fonte: Radio Vaticana)

Grassrootsfilms: filmes com valores



A nova produção da empresa norte-americana Grassrootsfilms "The Human Experience" tem forte repercussão em nível mundial e foi recentemente apresentada em Roma.

Esta empresa, fundada em 2001 tem como finalidade, através de suas produções audiovisuais, inspirar as pessoas a olharem a realidade com outra perspectiva, ao manifestar valores positivos.

Jeffrey Azize, protagonista do filme, destaca o que esta produção lhe ofereceu:

"Grassroots films é uma produtora com sede em Brooklyn, NY, que busca produzir filmes com sentido, não necessariamente sempre com significado religioso, mas com significado a favor da vida, que leve ao significado último, que é Deus".

"Aprendi que a família vem em primeiro lugar no mundo, não importa onde esteja, pode estar aqui em Roma, poder ser em NY ou na Califórnia, não importa onde esteja...

"A família foi esquecida no mundo e Human Experience é sobre a família, a fé e a esperança".

www.grassrootsfilms.com/thehumanexperience


(Fonte: H2O News)