Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 23 de maio de 2009

Bento XVI aos padres que frequentam a Academia Eclesiástica

Bento XVI recebeu neste sábado 23 de Maio. o presidente da Academia Eclesiástica Pontifícia, arcebispo D. Benjamim Stella, com quatro dezenas de sacerdotes que frequentam esta instituição eclesiástica que prepara para o serviço diplomático da Santa Sé. Nas palavras que lhes dirigiu, o Papa começou por lhes recordar que se preparam “para servir a Igreja e o seu Pastor universal, num ministério singular – o que é desempenhado nas representações pontifícias”.

De facto – explicou – “o serviço das Nunciaturas Apostólicas pode-se considerar, em certa medida, como uma vocação sacerdotal específica, um ministério pastoral que comporta uma inserção particular no mundo e nas suas problemáticas de carácter social e político, muitas vezes de grande complexidade”. Para “decifrar” estas questões complexas, analisando-as e tratando de as “compreender”, o Papa indicou como instrumentos indispensáveis “o Evangelho e perene Magistério da Igreja”.

“Precisais de vos formar para uma atenta leitura das realidades humanas e sociais, a partir de uma certa sensibilidade pessoal” – sublinhou Bento XVI, que lembrou também a necessidade de alcançar “capacidade de diálogo com a modernidade”, assim como de contacto com as pessoas e com as instituições que elas representam. E para que tal possa ser vivido sem perda da identidade cristã e sacerdotal, há que dispor (lembra o Papa) “uma robusta estrutura interior e solidez espiritual”.

“Nos momentos de obscuridade e dificuldade interior, dirigi o vosso olhar a Cristo, que um dia vos fixou com amor e vos chamou a estar com Ele e a, seguindo a sua escola, ocupar-vos do seu Reino. Recordai-vos sempre que é essencial e fundamental para o ministério sacerdotal, qualquer que seja o modo como é desempenhado, manter uma ligação pessoal com Jesus”.

Cristo quer que os padres sejam seus “amigos”, amigos que procuram a intimidade com Ele e seguem os seus ensinamentos. “O Senhor deseja-nos santos, isto é, inteiramente seus, não preocupados em construir uma carreira humanamente interessante ou cómoda, não procurando aplausos e sucesso pessoal, mas inteiramente dedicados ao bem das almas, dispostos a realizar até ao fim o nosso dever, com a consciência de sermos servos inúteis, felizes de poder oferecer o nosso pobre contributo para a difusão do Evangelho”.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Mozart Piano Concerto No. 9, 2nd Mvt, Part 1 Mitsuko Uchida

BELLA em Viseu, Montijo, Évora e Algarve

Queridos amigos e defensores dos valores da vida e da família;


Até ao momento 805 pessoas viram o BELLA nas sessões organizadas na
grande Lisboa.

Neste momento e graças ao empenho e entusiasmo de várias pessoas
destes pontos do Pais, estão agendadas as seguintes sessões:

Viseu- 4 de Junho 21.30h no Cinema Palácio do Gelo

Montijo- 4 de Junho 21.30 Forum Montijo

ALgarve-18 de Junho 21.30h Cinema de Vilamoura

Èvora- 18 de Junho 21.30h Auditório Soror Mariana



Para mais informações ou reservas bella.portugal@yahoo.com

Informamos que ainda temos alguns bilhetes para a última sessão em
Lisboa dia 28 de Maio às 21.30 no cinema Amoreiras em Lisboa.

--
Inês Freitas Forero
Paula Pimentel Calderón

Comentário ao Evangelho de Domingo feito por:

Cardeal John Henry Newman (1801-1890), sacerdote, fundador de comunidade religiosa, teólogo

«Eles não são deste mundo como Eu não sou deste mundo»

Começai desde já, neste tempo santo de Páscoa, a vossa ressurreição com Cristo. Vede como Ele vos estende a mão! Ele ressuscita; ressuscitai com Ele! Saí do túmulo do velho Adão, abandonai as vossas preocupações, as invejas, as inquietações, as ambições mundanas, a escravatura do hábito, o tumulto das paixões, os fascínios da carne, o espírito frio, terra a terra e calculista, a ligeireza, o egoísmo, a preguiça, a vaidade e as manias de grandeza. Esforçai-vos doravante por fazer o que vos parece difícil mas que não deveria, e não deve, ser negligenciado: velai, rezai e meditai. [...]

Mostrai que o vosso coração, as vossas aspirações e toda a vossa vida estão com o vosso Deus. Reservai em cada dia algum tempo para ir ao Seu encontro. [...] Não vos peço que abandoneis o mundo nem que abandoneis os vossos deveres nesta terra, mas sim que retomeis a posse do vosso tempo. Que não consagreis horas inteiras ao lazer ou à vida em sociedade enquanto apenas consagrais alguns instantes a Cristo. Que não rezeis unicamente quando estais cansados e à beira de adormecer; que não vos esqueçais por completo de O louvar ou de interceder pelo mundo e pela Igreja. Comportai-vos segundo as palavras da Sagrada Escritura: «Procurai as realidades lá de cima». Mostrai a vossa pertença a Cristo, pois o vosso coração «ressuscitou com Ele» e «a vossa vida está oculta n'Ele» (Col 3,1-3).


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho de Domingo dia 24 de Maio de 2009 - Ascensão do Senhor


São Marcos 16, 15-20

Naquele tempo,
Jesus apareceu aos onze Apóstolos e disse-lhes:
«Ide por todo o mundo
e pregai o Evangelho a toda a criatura.
Quem acreditar e for baptizado será salvo
mas quem não acreditar será condenado.
Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem:
expulsarão os demónios em meu nome
falarão novas línguas
se pegarem em serpentes ou beberem veneno,
não sofrerão nenhum mal
e quando impuserem as mãos sobre os doentes,
eles ficarão curados».
E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles,
foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus.
Eles partiram a pregar por toda a parte
e o Senhor cooperava com eles,
confirmando a sua palavra
com os milagres que a acompanhavam.

S. Josemaría nesta data em 1975

No Santuário de Torreciudad com D. Álvaro del Portillo e o arquitecto Heliodoro Dols. Depois de contemplar o retábulo comenta: “Com material humilde desta nossa terra fez-se material divino”.


(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/showevent.php?id=1674 )

Evangelizar no “continente digital”

O Papa dirige-lhes uma mensagem especial e pede-lhes que imitem os apóstolos, ou seja, que evangelizem este novo “continente digital”; pedindo-lhes mesmo que dêem testemunho do amor infinito de Deus.

Atenção, jovens e adolescentes! A partir de agora há uma nova página na Internet feita especialmente a pensar em cada um de vocês com o sugestivo nome “Pope2you”, o “Papa para ti”!

Inaugurado no contexto do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que a Igreja assinala no próximo domingo, este novo site inclui vídeo-notícias do Papa no “You Tube”, novas aplicações para descarregar no “iPhone”, permite enviar postais electrónicos através do “Facebook”, com fotos e frases do Papa… Enfim, trata-se de mais uma iniciativa de Bento XVI para comunicar com os jovens e adolescentes, no ambiente que eles dominam.

O Papa dirige-lhes uma mensagem especial e pede-lhes que imitem os apóstolos, ou seja, que evangelizem este novo “continente digital”; pedindo-lhes mesmo que dêem testemunho do amor infinito de Deus.

Esta confiança manifestada por Bento XVI é também sinal de outra coisa, como explica o presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais:

“É que, na verdade, o Papa é muito mais amado e apreciado do que a maioria dos media tenta fazer passar, por isso, a Santa Sé não faz mais do que a sua obrigação: ir ao encontro do que os jovens querem e pedem”.

É bom saber que, afinal, são muitos os que não alinham nos clichés da mentalidade dominante.
Aura Miguel



(Fonte: site RR)

Maio mês de Maria - Ave Maria

Comentário ao Evangelho do dia:

Santo Anselmo (1033-1109), monge, bispo, Doutor da Igreja

«Assim, a vossa alegria será completa»

Meu Senhor e meu Deus, esperança e alegria do meu coração, diz a esta minha alma se a alegria em que está é essa de que nos dizes, pelo Teu Filho: «Pedi e recebereis. Assim, a vossa alegria será completa». Encontrei, com efeito, uma alegria plena, e mais do que plena, porque o coração, o espírito, a alma, todo o meu ser, ao estar dela repleto, tê-la-á em abundância e sem medida. Não é ela que entrará nos que se alegram; mas serão estes quem, com todo o seu ser, nela entrarão.

Fala, Senhor! Diz a este teu servo, ao mais profundo do seu coração, se o que sinto é mesmo a alegria em que entrarão todos aqueles que provarão a própria glória do seu mestre (Mt 25, 21). Mas essa alegria que os teus servos desfrutarão é algo «que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, o coração do homem não pressentiu» (1Co 2, 9) [...]. Peço-Te pois, meu Deus, que me concedas conhecer-Te, amar-Te, para que em Ti eu esteja em alegria.

E se nesta vida tal não puder plenamente, faz com que eu caminhe sempre até nela entrar em plenitude, um dia. Que, aqui na Terra, aumente sempre o conhecimento que tenho de Ti, para que possa chegar à plenitude onde estás. Que o meu amor por Ti cresça, aqui, para ser total nas alturas. Que agora a minha alegria seja imensa em esperança, para ser depois total em realidade. Senhor, através do Teu Filho ordenas-nos que peçamos, e prometes-nos que receberemos, para que a nossa alegria seja perfeita [...]. Faz aumentar a minha fome dessa alegria, para que eu nela entre!


(Fonte: EvangelhoQuotidiano)

O Evangelho do dia 23 de Maio de 2009

São João 16, 23b-28

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Em verdade, em verdade vos digo:
Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome,
Ele vo-lo dará.
Até agora não pedistes nada em meu nome:
pedi e recebereis,
para que a vossa alegria seja completa.
Tenho-vos dito tudo isto em parábolas
mas vai chegar a hora
em que não vos falarei mais em parábolas:
falar-vos-ei claramente do Pai.
Nesse dia pedireis em meu nome;
e não vos digo que rogarei por vós ao Pai,
pois o próprio Pai vos ama,
porque vós Me amastes
e acreditastes que Eu saí de Deus.
Saí de Deus e vim ao mundo.
agora deixo o mundo e vou para o Pai».