Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

As raízes cristãs da Europa sublinhadas pelo Papa

Por ocasião da festa anual dos santos irmãos Cirilo e Metódio, apóstolos dos povos eslavos e padroeiros da Europa, deslocaram-se a Roma delegações oficiais da Bulgária e da ex-república jugoslava da Macedónia, lideradas pelos respectivos presidentes da República. Como é tradição, ambas as delegações foram recebidas pelo Santo Padre.

Na audiência ao presidente da República da Bulgária, Bento XVI começou por renovar os seus “sentimentos de amizade para com o bem amado povo búlgaro, cujas raízes espirituais – recordou – remontam à pregação dos Santos co-patronos da Europa.” Para o Papa, este encontro é uma boa “oportunidade para pensar de novo na obra evangélica e social realizada por estes dois insignes testemunhas do Evangelho”.

“A herança espiritual [de S. Cirilo e S. Metódio] marcou a vida dos povos eslavos. Foi o seu exemplo que sustentou o testemunho e a fidelidade de inumeráveis cristãos que, ao longo dos séculos, consagraram a sua existência à difusão da mensagem da salvação, actuando ao mesmo tempo a favor da construção de uma sociedade justa e solidária”.

O Papa fez votos de que o testemunho espiritual deles se mantenha vivo na Bulgária, de tal modo que o país “possa contribuir eficazmente para a construção de uma Europa que permaneça fiel às suas raízes cristãs”.

“Os valores de solidariedade e de justiça, de liberdade e de paz, hoje em dia constantemente reafirmados, na realidade encontram ainda mais força e solidez no ensinamento eterno de Cristo, traduzido na vida dos seus discípulos de todos os tempos”.

Recebendo, sucessivamente, o presidente da ex-república jugoslava de Macedónia, acompanhado de uma delegação oficial e dos Bispos Ortodoxos e Católicos do país, Bento XVI sublinhou “os sentimentos de estima e amizade que unem a Santa Sé – disse – ao amado povo macedónio”:

“A celebração anual da festa dos santos Cirilo e Metódio, mestres na fé e apóstolos dos povos eslavos, convida-nos, a todos nós que estamos unidos por uma mesma fé em Jesus Cristo, a contemplar o seu heróico testemunho evangélico.

Ao mesmo tempo, somos desafiados a conservar o património de ideais e valores que eles transmitiram por palavras e obras.

Na verdade, é este o mais precioso contributo que os Cristãos podem oferecer à construção da Europa do terceiro milénio, que aspira a um futuro de progresso, de justiça e de paz para todos”.
“Marcado pela influência destes dois grandes santos, o vosso amado país procura tornar-se cada vez mais lugar de diálogo e de encontro pacífico entre as muitas esferas religiosas e sociais do país” – observou ainda Bento XVI, que concluiu fazendo votos de que se continue a avançar neste caminho.


(Fonte: site Radio Vaticana)


S. Josemaría nesta data em 1974

Chega ao Rio de Janeiro (Brasil) onde inicia uma viagem de catequese por vários países da América do Sul. “Neste país abris com naturalidade os braços a toda a gente e recebeis com carinho. Queria que isso se convertesse num movimento sobrenatural, num empenho grande por dar a conhecer Deus a todas as almas, de unir, de fazer o bem não só nesta nação, mas também, a partir deste grande país, a todo o mundo. Podeis! E deveis! E já que o Senhor vos dá os meios, dar-vos-á também a vontade de trabalhar”.


(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/showevent.php?id=3148 )

Ermida no campus da Universidade de Navarra


Só vendo, por que é difícil descrever a beleza da imagem de Santa Maria do Amor Formoso com o Menino ao colo e a devoção permanente de gente de todas as idades, mas sobretudo jovens, que param para saudar a Virgem Santíssima.

A quantidade de bouquets de flores depositados no exterior é enorme, concluindo, que alegria ver a nossa Mão tão bem tratada, venerada e mimada.


(JPR)

O Espírito Santo leva-nos à unidade espiritual

«Nós todos, que recebemos o único e mesmo Espírito, quer dizer, o Espírito Santo, fundimo-nos entre nós e com Deus. Porque, embora sejamos numerosos separadamente, e Cristo faça com que o Espírito do Pai e seu habite em cada um de nós, este Espírito único e indivisível reconduz pessoalmente à unidade os que são distintos entre si [...] e faz com que todos apareçam n'Ele como sendo um só. E assim como o poder da santa humanidade de Cristo faz com que todos aqueles em quem ela se encontra formem um só corpo, penso que, do mesmo modo, o Espírito de Deus, que habita em todos, único e indivisível, os leva todos à unidade espiritual»

(Commentarius in Iohannem, 11,11 – São Cirilo de Alexandria)

Um mês dedicado a Maria

Maio mês de Maria - Ave Maria

Comentário ao Evangelho do dia:

Santo Agostinho (354-430), Bispo de Hipona, (norte de África) e Doutor da Igreja

«Eu hei-de ver-vos de novo! Então, o vosso coração há-de alegrar-se»

Diz o Senhor: «Dentro em pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me» (Jo 16, 16). Aquilo a que Ele chama pouco é o nosso tempo actual, acerca do qual o evangelista João declara na sua epístola: «É a última hora» (1Jo 2, 18). Esta promessa [...] diz respeito a toda a Igreja, como também esta outra promessa: «E Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo» (Mt 28, 20). O Senhor não tardará em cumprir a Sua promessa: dentro em pouco, vê-Lo-emos e deixaremos de ter súplicas a fazer-Lhe, perguntas a dirigir-Lhe, porque deixaremos de ter que desejar, de ter que procurar.

Este pouco parece-nos muito porque ainda está a decorrer; quando tiver terminado, perceberemos quão curto foi. Que a nossa alegria seja portanto diferente da do mundo, sobre a qual está dito: «O mundo há-de alegrar-se». Ao dar à luz este desejo, não sejamos sem alegria, mas como diz o apóstolo Paulo: «Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação» (Rom 12, 12). Porque a mulher que se prepara para dar à luz, com a qual no Senhor nos compara, rejubila muito mais com o filho que vai pôr no mundo do que se entristece com o sofrimento por que tem de passar.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 22 de Maio de 2009

São João 16, 20-23a

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Em verdade, em verdade vos digo:
Chorareis e lamentar-vos-eis,
enquanto o mundo se alegrará.
Estareis tristes,
mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria.
A mulher, quando está para ser mãe,
sente angústia, porque chegou a sua hora.
Mas depois que deu à luz um filho,
já não se lembra do sofrimento,
pela alegria de ter dado um homem ao mundo.
Também vós agora estais tristes;
mas Eu hei-de ver-vos de novo
e o vosso coração se alegrará
e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.
Nesse dia, não Me fareis nenhuma pergunta».