Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 19 de maio de 2009

“Pope to You” a partir de quinta-feira dia 21 de Maio no Facebook





http://www.pope2you.net/

Crise - D. Jorge Ortiga lamenta prioridades do Estado

O Estado português desperdiça dinheiro em campanhas supérfluas, como é o caso da distribuição de preservativos nas escolas, e não tem capacidade para acudir às questões de ordem social.

Para o Arcebispo de Braga, os desempregados, os doentes e os mais idosos deviam merecer uma atenção mais cuidada por parte do Estado naquilo que é mais urgente e imprescindível.
“Infelizmente vejo que o Estado se preocupa com outras coisas, que gasta dinheiro de modo desnecessário noutras coisas. É necessário neste momento estar a oferecer preservativos nas Escolas Secundárias? Faz falta? É prioritário? É o fundamental? Não sei, mas para isso há dinheiro”, disse.

D. Jorge Ortiga fez estas declarações na apresentação do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se comemora no próximo domingo, revelou também que a igreja bracarense vai construir várias valências na cidade com a finalidade de proporcionar mais qualidade de vida a quem mais precisa.


CC

(Fonte: site RR)

Guia Newman (Cardeal John Henry Newman) para as universidades norte-americanas


Enquanto muitos aguardam com ânsia a beatificação do Cardeal John Henry Newman, um anglicano do século XIX que se converteu ao catolicismo, a entidade intitulada a este purpurado continua levando adiante a sua missão ao incentivar qualidade e ortodoxia nas universidades católicas americanas.Passaram-se mais de cem anos desde quando o Cardeal Newman escreveu "A Ideia de Universidade", e agora a Cardinal Newman Society publicou um guia para ajudar os estudantes do século XXI a escolherem uma escola com uma forte identidade católica.

O volume intitula-se “Guia Newmann para escolher uma universidade católica” e abrange 21 institutos do país que, com o passar dos anos, construíram uma boa reputação por sua recta doutrina e excelência académica. Entre eles, figuram o Christendom College, o Franciscan University de Stuebenville, e o Thomas More College of Liberal Arts. Segundo Patrick Reilly, presidente e fundador da Cardinal Newman Society, os institutos seleccionados conseguem oferecer um ambiente capaz de alimentar a fé dos estudantes.

Não obstante apoie as 224 escolas católicas presentes nos Estados Unidos, deste modo a Cardinal Newman Society quis seleccionar somente aquelas que garantem aos estudantes o justo apoio espiritual, um currículo sólido e una forte ortodoxia.

A actual edição do Guia Newman para as universidades norte-americanas pode ser baixada do site www.thenewmanguide.com. Enquanto a nova edição estará em breve disponível na internet.

“A Cardinal Newman Society é uma organização nacional com base nos Estados Unidos, que busca promover uma autêntica educação católica, em sintonia com a visão de Bento XVI e a constituição apostólica Ex Corde Ecclesiae. O Guia Newman é o nosso modo para promover as universidades norte-americanas que são dotadas de uma verdadeira identidade católica”.

“Estamos muito entusiasmados com essas escolas, e encorajamos, seja os estudantes que moram nos EUA, seja os estudantes estrangeiros que estão interessados em uma verdadeira e sólida educação católica, a levá-las em consideração”.

Christendom College www.christendom.edu
Franciscan University of Stuebenville www.franciscan.edu
Thomas More College of Liberal Arts www.thomasmorecollege.edu



(Fonte: H2O News)

Santidade, obrigado pela atenção para com a Polónia


Bento XVI recebeu em audiência na tarde de segunda-feira o Presidente da Polónia, Lech Aleksander Kaczyński.

Um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé sublinha que durante os cordiais colóquios, o presidente quis manifestar gratidão ao Santo Padre pela atenção que ele sempre reservou à Polónia. Foram analisadas algumas questões bilaterais e regionais, ficando evidente ao mesmo tempo a afinidade de posições entre a Santa Sé e a Polónia em vários âmbitos internacionais.


(Fonte: H2O News)

Voluntariado - "Férias para mães de pessoas com deficiência"

Santuário retoma pelo quarto ano esta iniciativa

Em Agosto e agora também em Setembro, pelo quarto ano consecutivo, o Santuário de Fátima, através do Serviço de Doentes (SEDO) e com apoio do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), proporcionará férias para mães de pessoas com deficiência que cuidam dos seus filhos em casa.

Nesta iniciativa solidária o Santuário cuida dos filhos deixados ao seu cuidado para que as mães possam ter um momento de descanso.

As inscrições estão abertas, até 30 de Junho.

A actividade desenvolver-se-á em três períodos com a duração de uma semana. No primeiro poderão participar deficientes com idades compreendidas entre os 7 e os 20 anos. Na segunda e terceira semanas aqueles que têm entre 21 e 40 anos de idade.

A proposta de inscrição está disponível em: http://www.fatima.pt/portal/index.php?id=28055 e deve ser enviada para o Movimento da Mensagem de Fátima.



(Fonte: BOLETIM INFORMATIVO, 72/2009, de 18 de Maio de 2009, 10h30)

Eleições Parlamento Europeu -A ter em consideração quando formos votar no dia 7 de Junho

Excertos entrevista a Paulo Rangel por Ana Sá Lopes, Publicado em 19 de Maio de 2009

O católico progressista fã de heavy-metal é a revelação da campanha para as europeias. Mandaram-no comer papa Maisena: adorou. Acha que a fúria repentina dos adversários em tratá-lo como um benjamim lhe vai dar sorte. Paulo Rangel recebe o i no seu gabinete de líder parlamentar do PSD onde não aqueceu o lugar. Entrou no PSD em 2005, esteve próximo do CDS, mas não se lembra se chegou a ser militante. Começámos na hard european politics mas acabámos na moral católica. Para Paulo Rangel, a igreja tem de mudar o discurso sobre a ordenação das mulheres, o casamento dos padres, os homossexuais, os anticoncepcionais e o divórcio.

(…)

Quem é o Paulo Rangel fora da instituição? Por exemplo, que anda a ler? Algum romance?

O que andei a ler até agora, por estranho que pareça, são biografias de São Paulo, porque era o ano paulino, e porque eu me chamo Paulo. Não ando a ler nenhum romance.

É um católico mesmo praticante? Vai à missa?

Sim, mas sou um progressista, não me revejo na moral de costumes da Igreja Católica, na não ordenação das mulheres, no não casamento dos padres.

Defende o casamento dos padres?

Em primeiro lugar defendo a ordenação das mulheres. Não compreendo que hoje, 2009, a Igreja tenha esta restrição. Olhe, o São Paulo, que tem aura de ser um autor sexista, em grande parte das igrejas que fundou as chefes eram mulheres. O que revela bem que o estatuto da mulher não era assim tão subalterno quanto pode parecer da leitura de alguns textos.

Na Igreja é.

Na igreja institucional, sim. Mas com Jesus Cristo não. Tudo o que se conhece até aponta para um certo escândalo por ele ter mulheres apóstolas. E São Paulo também, curiosamente.

Concordou com a despenalização do aborto?

Eu estou de acordo com a posição da Igreja quanto ao aborto e à eutanásia. No resto não. Nos anticonceptivos sou um radical activista contra as posições da Igreja. Na moral sexual em geral sou contra: casamento, divórcio, a questão dos homossexuais.

Defende o casamento gay?

Não é uma coisa que eu defenda hoje. Defendo uma instituição à parte.

A solução inglesa?

Um instituto análogo ao casamento. Para a sociedade portuguesa seria a melhor solução agora. Não porque eu não reconheça o direito? Eu percebo muito bem as reivindicações dos activistas e das activistas dos movimentos gay, mas acho que sociologicamente também temos que respeitar as convicções da maioria da população portuguesa, que é muito conservadora nesta matéria. Temos de encontrar um equilíbrio. A terceira via é um bom equilíbrio. Aliás, nas associações activistas há uma certa contradição. Elas dizem: agora falamos em casamento e mais tarde na adopção, é preciso um primeiro passo. Mas eu acho que é preciso um primeiro passo antes do casamento. Se aceitássemos a teoria gradualista, criavam-se -se menos fracturas.
Primeiro a união civil, depois o casamento, a seguir a adopção? Também defende a adopção?
É uma questão muito problemática.

Mas um homossexual é menos bom pai que...

Não, não é menos. Não é menos. Não é menos.

Então?

Mas eu percebo que há aqui questões sociológicas, de respeito pelas convicções dominantes na sociedade. E também têm de ser tidas em conta, não há aqui só direitos de uns. Prefiro uma engenharia social gradual. Mas acho que é aqui, na relação com os homossexuais, que a Igreja deveria abrir mais. Em toda a moral sexual é preciso uma grande renovação na Igreja. E há coisas que não compreendo de maneira nenhuma: a ordenação das mulheres, o casamento dos padres, a questão dos anticonceptivos, não percebo como é que se consegue continuar com este discurso.


(Fonte: “i” online em http://www.ionline.pt/conteudo/4944-a-igreja-deveria-abrir-mais-na-questao-homossexual )

Nota: pena é que as leituras de São Paulo que diz andar a fazer não o tenham iluminado e pelo contrário faça uma leitura enviesada das Epístolas, não deve ter chegada a ler 1 Cor, 1-16 ou 1 Tim 5, 17-25

(JPR)

São Josemaría Escrivá nesta data em 1966

Nesse dia prega: “A vida de oração tem de fundamentar-se, além disso, em pequenos espaços de tempo, dedicados exclusivamente a estar com Deus. São momentos de colóquio sem ruído de palavras, junto ao Sacrário sempre que possível, para agradecer ao Senhor essa espera – tão só! – desde há vinte séculos. A oração mental é diálogo com Deus, de coração a coração, em que intervém a alma toda: a inteligência e a imaginação, a memória e a vontade. Uma meditação que contribui para dar valor sobrenatural à nossa pobre vida humana, à nossa vida corrente e diária”.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/showevent.php?id=1670 )

Rezar por vocações mais responsáveis

Maio mês de Maria - Ave Maria

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Cirilo de Jerusalém (313-350), Bispo de Jerusalém e Doutor da Igreja

«É o Espírito que vivifica» (2Cor 3, 6)

«A água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente de água a jorrar para a vida eterna» (Jo 4, 14). É uma água completamente nova, viva e que jorra, que jorra para aqueles que são dignos dela. Por que razão é o dom do Espírito apelidado de «água»? É porque a água está na base de tudo; porque a água produz a vegetação e a vida; porque a água desce do céu sob a forma de chuva; porque, ao cair sob uma única forma, ela actua de uma maneira multiforme. [...] Ela é diferente na palmeira, diferente na vinha, ela dá-se inteiramente a todos. Tem apenas uma maneira de ser e não é diferente de si mesma. A chuva não se transforma quando cai aqui ou ali mas, ao adaptar-se à constituição dos seres que a recebem, produz em cada um deles aquilo que lhe convém.

O Espírito Santo actua assim. Apesar de ser único, simples e indivisível, «Ele distribui os seus dons a cada um conforme entende» (1Cor 12, 11). Da mesma maneira que a lenha seca, associada à água, produz rebentos, a alma que vivia no pecado, mas que a penitência torna capaz de receber o Espírito Santo, produz frutos de justiça. Embora o Espírito seja simples, é Ele, por ordem de Deus e em nome de Cristo, que anima numerosas virtudes.

Ele utiliza a língua deste ao serviço da sabedoria; ilumina pela profecia a alma daquele; dá a outro o poder de expulsar os demónios; dá a outro ainda o de interpretar as divinas Escrituras. Fortifica a castidade de um, ensina a outro a arte da esmola, ensina àqueloutro o jejum e a ascese, a outro ainda ensina a desprezar os interesses do corpo, prepara outro para o martírio. Diferente nos diferentes homens, Ele não é diferente de si mesmo, tal como está escrito: «Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para proveito comum» (1Cor 12, 7).


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 19 de Maio de 2009

São João 16, 5-11

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Agora vou para Aquele que Me enviou
e nenhum de vós Me pergunta: ‘Para onde vais?’.
Mas por Eu vos ter dito estas coisas,
o vosso coração encheu-se de tristeza.
No entanto, Eu digo-vos a verdade:
É do vosso interesse que Eu vá.
Se Eu não for, o Paráclito não virá a vós;
mas se Eu for, Eu vo-l’O enviarei.
Quando Ele vier,
convencerá o mundo do pecado, da justiça e do julgamento:
do pecado, porque não acreditam em Mim;
da justiça, porque vou para o Pai e não Me vereis mais;
do julgamento, porque o príncipe deste mundo
já está condenado».